Fatores Relativos ao Meio Envolvente
Nem só o que acontece dentro do seu corpo afeta a sua fertilidade.
Alguns fatores externos também podem afetar a produção de espermatozoides, como a exposição a toxinas como pesticidas, metais pesados e radiação.
Utilizar jacúzis ou saunas frequentemente e vestir roupas justas pode aumentar a temperatura da área do escroto e prejudicar a produção de espermatozoides.
Evitar estas situações pode melhorar as probabilidades de conseguir conceber uma gravidez.
Exames e Diagnóstico de Infertilidade Masculina
A dificuldade em engravidar pode trazer algum sofrimento aos casais, mas entender quando deve pedir ajuda pode fazer toda a diferença.
O conselho do Dr. Vladimiro Silva, o nosso Diretor Científico, sobre a altura ideal para realizar testes de infertilidade masculina é:
“Deve considerar realizar testes de infertilidade masculina se está a tentar engravidar a sua parceira há mais de um ano sem sucesso, ou há seis meses se a mulher tiver mais de 35 anos. Além disso, se tiver conhecimento de alguma complicação, como histórico de problemas testiculares, cirurgias, infeções ou se não estiver certo da saúde do seu esperma, testar mais cedo é uma boa ideia. Realizar testes precoces pode ajudar a identificar quaisquer problemas e iniciar os tratamentos adequados mais cedo.”
O diagnóstico da infertilidade masculina envolve alguns passos importantes.
Primeiro, o seu médico irá avaliar o seu historial médico e o seu estilo de vida, e irá realizar um exame físico para verificar questões como desequilíbrios hormonais ou varicocele.
Um dos nossos especialistas em fertilidade irá, ainda, analisar o seu sémen para averiguar a quantidade e a qualidade, com foco na quantidade, na motilidade (a capacidade de nadar) e na morfologia (forma) dos espermatozoides.
Se apresentar algum problema, pode ter de realizar análises ao sangue para verificar os seus níveis hormonais referentes à testosterona e a outras hormonas que regulam a produção de espermatozoides.
Os testes genéticos conseguem identificar doenças genéticas que podem afetar a fertilidade, enquanto as ecografias detetam bloqueios ou problemas estruturais nos órgãos reprodutores.
Com esta informação, o seu médico será capaz de descobrir a causa da sua infertilidade e recomendar-lhe os tratamentos mais adequados à sua situação.
Opções de Tratamentos para a Infertilidade Masculina
Se está com dificuldades em engravidar, não perca a esperança.
As clínicas de fertilidade dispõem de tratamentos e estratégias para superar este tipo de desafio.
Medicação
A medicação pode resolver vários problemas.
A terapia de reposição hormonal pode corrigir desequilíbrios hormonais que afetem a produção de espermatozoides, os antibióticos podem tratar infeções e outros medicamentos específicos podem resolver problemas de ejaculação.
O seu médico irá recomendar-lhe o tratamento que melhor se adequa a si.
Intervenções Cirúrgicas
Os tratamentos cirúrgicos também são uma opção.
A correção cirúrgica da varicocele pode melhorar a qualidade do esperma, ao corrigir as veias dilatadas do escroto.
Se já foi submetido a uma vasectomia, uma vasovasostomia pode revertê-la e restaurar o fluxo de esperma na ejaculação (ainda que nem sempre seja possível realizar este procedimento).
A biópsia testicular extrativa (TESE) e a biópsia testicular aspirativa (TESA) são duas técnicas utilizadas em casos de infertilidade masculina mais sérios. São utilizadas para recolher espermatozoides diretamente dos testículos.
São úteis quando não é possível obter espermatozoides no ejaculado, ou quando estes são em número reduzido (azoospermia).
A TESE é efetuada através de uma incisão pequena na pele do testículo, de onde se retira uma amostra de tecido, para detetar a presença de espermatozoides.
Na TESA, utiliza-se uma agulha para aspirar espermatozoides diretamente do tecido testicular.
Ambos os procedimentos são realizados sob anestesia local e recorrem à técnica da injeção intracitoplasmática de esperma (ICSI).
Tecnologias de Reprodução Assistida (TRAs)
As TRAs oferecem várias soluções para ajudar a engravidar.
A ICSI é revolucionária no tratamento da infertilidade masculina por permitir que a fertilização ocorra mesmo quando a quantidade ou qualidade do esperma são significativamente baixas.
É uma técnica utilizada nos tratamentos de FIV (Fertilização In Vitro).
Este método é particularmente útil para homens com motilidade espermática muito baixa ou morfologia espermática anormal.
No decorrer da ICSI, o embriologista seleciona um único espermatozoide e injeta-o diretamente num óvulo.
Este processo ultrapassa muitas das barreiras naturais à fertilização e aumenta significativamente as possibilidades da mesma ocorrer.