1. Selecção da dadora
A dadora é seleccionada pela clínica tendo por base critérios médicos muito restritos. É efectuado um rigoroso processo prévio de selecção e exclusão de doenças genéticas e avaliação psicológica. Para a seleccção da dadora, são também consideradas as características físicas (fenotipo) do casal.
2. Tratamento da dadora
A dadora é sujeita a um tratamento de estimulação ovárica durante uma a duas semanas. A estimulação é controlada por ecografias e análises ao sangue, e a punção dos óvulos é feita sob sedação.
3. Tratamento da recetora
O tratamento da recetora pode ser feito segundo vários protocolos terapêuticos, dependendo essencialmente do facto de ter ou não ciclos menstruais. Numa ou outra situação, é sempre necessária a toma de medicamentos e a realização de ecografias de controlo e avaliação. Nesta fase de preparação existe sempre uma estreita comunicação entre o casal e a Ferticentro.
4. FIV/ICSI e transferência de embriões
Após a punção da dadora, os ovócitos são transferidos para meios de cultura no laboratório. Posto isto, são de seguida tratados e microinjectados com um espermatozóide cada. Os ovócitos passam para outros meios de cultura, dando origem a embriões.
Entre dois a três dias após a fecundação, os embriões (normalmente apenas dois) são transferidos para o útero da mulher. A lei portuguesa define que se possam transferir o máximo de dois embriões. No entanto, esta é sempre uma decisão clínica e cada caso terá de ser avaliado individualmente. Nos casos em que existem vários embriões de boa qualidade a transferência poderá ser feita ao quinto dia. Os embriões são transferidos para o interior do útero, não sendo necessária anestesia.
É recomendável que após a transferência de embriões a mulher evite esforços físicos intensos. Se possível, repouse em casa durante pelo menos 3 dias.
Desde o dia que antecede a transferência, a receptora começa a aplicar progesterona, de modo a preparar o endométrio. Este processo facilita a implantação dos embriões. É recomendável que após a transferência de embriões sejam evitados esforços físicos intensos. Se possível, a mulher deve repousar, em casa, durante pelo menos 3 dias.
5. Criopreservação de embriões
Quanto aos embriões excedentários: